Tuesday, May 23, 2006

JUNHO

Chegamos em junho. Meio do ano. Você parou pra dar uma olhada no que já aconteceu? Greve de fome do Garotinho. Ressurge o Itamar. Alckmin pré candidato. Auto suficiência do petróleo. A Bolívia nacionaliza a Petrobras. Gripe aviária rondando. Ministério Público e os 40 bandidos. Uma mulher presidenta do STF. A dança da pizza. Serra abandona a prefeitura. CPI. Pizza do mensalão. Caiu o Zé Dirceu. As contas do Duda. Caiu o Palocci. E o Lula continua sem saber de nada... Pois para escapar dessa loucura, optei pela leitura. Escolhi Maquiavel. E fiquei pior...

Nicolau Maquiavel foi um filósofo florentino que morreu em 1527. Escreveu um livro chamado “O Príncipe”. Sua obra é resumida na frase que ele não escreveu: "Os fins justificam os meios”.

Pois ouça um pouco do que Maquiavel escreveu:

“Deve ter-se presente que um príncipe, e, sobretudo um príncipe novo, não pode observar todas aquelas coisas pelas quais os homens têm fama de bons, tendo mesmo necessidade, para manter o Estado, de proceder contra a fé, contra a caridade, contra a humanidade, contra a religião. É preciso mesmo que tenha o ânimo disposto a mudar segundo o que lhe mandem os ventos e as variações da fortuna e, como acima disse, não se separar do bem podendo fazê-lo, mas saber entrar no mal se for necessário”.
“Deve ainda um príncipe ter grande cuidado para que ao verem-no e ao ouvirem-no pareça todo piedade, todo fé, todo integridade, todo religião. (...) Todos vêem aquilo que tu pareces, poucos sentem o que és, e estes poucos não se atrevem a opor-se à opinião dos muitos que têm a majestade do Estado que os defenda (...) Faça, pois um príncipe por vencer e por manter o seu Estado; os meios serão sempre julgados honrosos e de todos louvados. Porque o vulgo deixa-se sempre levar pela aparência e o sucesso das coisas; e no mundo não há senão vulgo e os poucos só têm lugar quando os muitos não têm em que apoiar-se“.

O Príncipe a que Maquiavel se referia era Fernando, o católico, rei de Aragão.

Inacreditável. Isso foi escrito quase 500 anos atrás...



Abraços

xee

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi Xeee ... só passei ´prá mandar um beijinho e dizer que estou de volta !

11:05 AM  
Blogger Magui said...

Depois de quanto tempo te encontro? At� que enfim cheguei no seu blogue antigo, datado de fevereiro , e achei seu novo endere�o.Nunca te vejo por ai .Estou em endereco novo tambem. O antigo que vc conhece
http://somagui.zip.net e este outro no blohspot que ganhei de presente. Qt � sua publicacao , achei muito oportuna. Agora sabemos que o batraquio tem mesmo esse livro , de cabeceira.Porque nao me avisou seu novo endereco? Desculpe nao colcoar cedilha e acentos. Meu sistema nao aceita.

5:11 PM  

Post a Comment

<< Home