Friday, September 29, 2006

Acabe com o estresse

A expectativa de ganhar mais, de conseguir pagar as contas e ainda realizar sonhos pode não ser uma rotina fácil.
Mas para isso, é necessário fazer uma auto-análise, onde as possíveis falhas devem ser identificadas e melhoradas. E se o reconhecimento está longe de ser alcançado, a falta de estímulo é inevitável, e em muitos casos, as pessoas acabam se acomodando.

Para crescer profissionalmente também é preciso estar aberto às críticas construtivas e ter humildade para pedir sugestões. E não basta reclamar do chefe - a culpa pela insatisfação profissional não está no seu superior. Por isso, é importante expor suas idéias, além de manter uma relação saudável entre pessoas de diversos cargos. Essas atitudes podem ajudar em muito a resolver as dificuldades do dia-a-dia que tanto causam estresse.

Livrar-se da sensação de desgaste profissional é saber gerenciar o tempo. Seja bem-sucedido administrando com sabedoria as horas do dia, evitando assim, a pressão. Com isso, o organismo funciona melhor e os músculos do corpo trabalham mais relaxados. Sem estresse, o dia começa mais leve, e ao vão embora as dores de cabeça e a falta de sono que incomodam toda noite.

(Portal Bem Star – Ago. 2006
)

abraços bom final de Semana

xeee

Wednesday, September 20, 2006

Crie sinergia

A sinergia é a atividade mais dinâmica de toda a vida – o verdadeiro teste e a manifestação de todos os outros hábitos vistos em conjunto. É a essência da liderança baseada em princípios. Ela catalisa, unifica e libera os poderes existentes dentro das pessoas...

Mas, afinal, o que é sinergia? Em uma resposta simples, significa que o todo é maior do que a soma das partes. Ou seja, a relação estabelecida entre as partes é, em si, também uma parte; não é apenas uma parte, e sim a parte mais poderosa, mais unificadora e mais excitante.

O processo criativo é a parte mais terrível porque você não sabe o que vai acontecer ou aonde chegará. Não sabe quais os perigos e desafios que encontrará pela frente. Para se ter espírito de aventura, de descoberta e criatividade, é preciso contar com um bocado de segurança interna. Sem dúvida, você precisará deixar o conforto de sua casa e enfrentar a imensidão do desconhecido para tornar-se um pioneiro, um descobridor. Abrir novas possibilidades, novos territórios, novos continente, para que os outros possam segui-lo.

A sinergia está em toda parte na natureza. Se você colocar duas plantas lado a lado, as raízes se misturam e melhoram a qualidade do solo de modo que as duas plantas crescem melhor do que se estivessem separadas. Se você coloca duas pessoas para segurar um fardo de madeira elas agüentarão muito mais do que o peso suportado por cada uma individualmente. Enfim, o todo é maior do que a soma das partes. Nesse caso, um mais um é igual a três.

O desafio disso tudo está em aplicar os princípios de cooperação criativa aprendidos na natureza em nossas relações sociais...
Por fim, a essência da sinergia é valorizar as diferenças e respeitá-las; é investir nos pontos fortes para compensar as fraquezas.

(texto de Stephen R. Covey no livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”)

abraços

xee

Thursday, September 14, 2006

O TREINAMENTO DA MENTE

O método de abordar nossos problemas racionalmente e de aprender a visualizar nossos problemas ou nossos inimigos de perspectivas alternativas sem dúvida parece um objetivo interessante. Mas até que ponto isso poderá realmente produzir uma transformação fundamental da atitude?
Uma das práticas espirituais diárias do Dalai Lama consiste em recitar uma oração, "oito versos sobre o treinamento da mente", composta no século XI pelo santo tibetano Langri Thangpa. Em parte, diz a oração:

Sempre que me relacionar com alguém, que eu me considere a criatura mais ínfima de todas e que encare o outro como supremo do fundo do meu coração!...
Quando eu vir seres de natureza perversa, oprimidos por tormentos e pecados violentos, que eu considere de alto valor essas criaturas raras como se tivesse encontrado um precioso tesouro!...

Quando os outros, por inveja, me tratarem mal com insultos, calúnias e atitudes semelhantes, que eu sofra a derrota e ofereça a vitória aos outros!...
Quando aquele, a quem beneficiei com grande esperança, me ferir profundamente, que eu possa encará-lo como meu supremo guru!

Enfim, que eu possa, direta ou indiretamente, oferecer benefícios e felicidade a todos os seres; que eu em segredo possa assumir nos meus ombros a dor e o sofrimento de todos os seres!...

Através de práticas espirituais, como a recitação dos "oito versos sobre o treinamento da mente", o Dalai Lama conseguiu aceitar a realidade da situação de seu país e ainda assim continuar sua campanha ativa pela liberdade e pelos direitos humanos no Tibet por quarenta anos. Ao mesmo tempo, ele manteve uma atitude de humildade e compaixão para com os chineses, que inspirou milhões de pessoas no mundo inteiro. E aqui estamos nós, pensando que sua oração talvez não fosse aplicável às "realidades" do mundo moderno. Então ficamos envergonhados sempre que nos lembramos do que ele passou e passa juntamente com o povo tibetano.

ABRAÇOS

XEE

Monday, September 04, 2006

Você sabe qual a nacionalidade de Adão e Eva?


Um alemão, um francês, um inglês e um brasileiro apreciam um quadro de Adão e Eva no paraíso.

O alemão comenta:
- Olhem que perfeição de corpos: ela esbelta e espigada; ele, com este corpo atlético, os músculos perfilados... Devem ser alemães...

Imediatamente, o francês contesta:
- Não acredito. É evidente o erotismo que se desprende de ambas as figuras. Ela, tão feminina... Ele, tão masculino... Sabem que em breve chegarão à tentação. Devem ser franceses...

Movendo negativamente a cabeça, o inglês contesta:
- Que nada! Notem a serenidade de seus rostos, a delicadeza da pose, a sobriedade do gesto.
Só podem ser ingleses...

Depois de alguns segundos mais de contemplação silenciosa, o brasileiro encerra a conversa:
- Não concordo. Olhem bem: não têm roupa, não têm sapatos, não têm casa e só têm uma única maçã para comer. Mas não protestam, estão pensando em sacanagem e ainda acreditam que estão no paraíso. Só podem ser brasileiros!

abraços

xee

Friday, September 01, 2006

Sonhos movem o mundo

Todas as grandes ações são fruto do sonho de alguém. A conquista da América, a chegada do homem à Lua, a construção de Brasília, o fim do apartheid na África do Sul – esses, entre tantos outros feitos memoráveis só se tornaram realidade graças à ousadia de grandes sonhadores. Cristóvão Colombo, John Kennedy, Juscelino Kubitscheck e Nelson Mandela sonharam com a cabeça nas nuvens e os pés no chão. Sonharam com os olhos bem abertos. Foram tachados de visionários, mas acreditaram em seus sonhos e traçaram planos para realizá-los. Com a perseverança – comum aos grandes realizadores – envolveram outras pessoas na mesma causa, ultrapassaram obstáculos e – com muita determinação – mudaram a história de seu tempo... Como eles, cada um de nós tem um, ou vários, sonhos. Ou já tivemos, antes de vê-los sufocados pelo peso dos afazeres diários... Mergulhada no ópio da rotina, a grande maioria das pessoas negligencia seus sonhos e vai perdendo a capacidade de sonhar. Se acomoda e vai levando a vida sem direção, sobrecarregadas e insatisfeitas. Escravas de suas construções burocráticas e da fantasia de que um dia tudo mude, se ganharem na loteria, se a companheira deixar, se o chefe... ou se Deus ajudar... Ledo engano. Se não houver ações claras e direcionadas de sua parte não se iluda: tudo continuará exatamente do jeito que está. Empreender sonhos não é obra do acaso. Requer gestos conscientes,muita disciplina e determinação... Sonho é desejo, é realização pessoal, é aspiração e... desafio. E, quem pretende realizar seus sonhos precisa – em primeiro lugar – tirá-los da cabeça, colocá-los no papel e torná-los realidade com base em ações bem planejadas. Os grandes realizadores de sonhos fazem isso; prevêem cada passo que os conduzirá a seus objetivos e lutam tenazmente por eles. Se você tem um grande sonho, acredite nele, transforme-o em projeto viável, estabeleça metas e vá à luta.

(de César Souza, do livro “Você é do tamanho de seus sonhos”)

bom finds

xeee