Tuesday, June 26, 2007

Descobrindo o diferencial

Um dos grandes dilemas de um líder é decidir de que tipo ele será: o que segue as regras estabelecidas, ou o que estabelece essas regras.



Um exemplo de líder que estabelece as regras do jogo é Howard Putnam, ex-presidente da Southwest Airlines, que não só estabeleceu novas regras na aviação como reinventou seu negócio, diferenciando-se na oferta de valores a seus clientes e também na gestão de pessoas.



Ele começou como carregador de malas em uma companhia; fez carreira na área de marketing na United e, finalmente assumiu a presidência da Southwest – considerada uma das empresas mais bem sucedidas do mundo. Como conseguiu? Implantando o modelo “baixo custo e baixa tarifa”. A companhia aérea não oferece refeições a bordo, não faz reservas mas garante alta pontualidade, padrão de limpeza e diversão no atendimento – em terra e no ar.



Outros líderes e empresas que se notabilizaram por mudar as regras do jogo: Michael Dell, que reinventou a forma de vender computadores na Dell Computers; a ESPN, canal de TV que se especializou em transmissões esportivas; e a Amazon.com que deu início à venda de livros on-line.



Uma frase de Oprah Winfrey – uma das apresentadoras de TV mais influentes dos Estados Unidos, resume bem a liderança diferenciada:

“O grande segredo na vida é que não há grande segredo. Qualquer que seja sua meta, você pode chegar lá se estiver disposto a trabalhar”.



(Texto extraído do novo livro de César Souza, "Você é o líder de sua vida")

abraços

xee

3 Comments:

Blogger Mary said...

Hoge dia 20 e dia do amigo então...feliz dia do amigo e obrigada pela sua amizade
beijosss

6:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá lindo amigo!

O grande diferencial no ser humano é a garra e a força de vontade. E dessa maneira, superar suas próprias dificuldades. Beijo carinhoso e obrigada por sua visita.

11:29 AM  
Blogger Amigas SS 2018 said...

Xee eu sou a Kall amiga do X e lendo seu comentario no blog dele no lindo poema em que me homenageia...vim agradecer as lindas palavras que deixou la...assim fico toda metida viu...rs
Gostei do seu blog...parabens viu.
Bjossss

9:18 AM  

Post a Comment

<< Home