Tuesday, November 07, 2006

Barriguinha de excessos

Quando você come um doce, a sensação é de que ele vai se instalar diretamente como um pneuzinho na sua barriga, não é mesmo? Essa sensação se reflete na forma física de muitas pessoas que sentem quando estão acima do peso somente quando a calça aperta. Quantas pessoas conhecemos que parecem magras mas têm aquela barriguinha que pode detonar a saúde sem que se perceba?
Nos homens, a tendência é que a gordura se deposite no abdômen, fazendo com que eles acumulem a famosa barriga de chopp. Os hormônios femininos fazem com que as mulheres acumulem gordura no quadril e na cintura, gerando os culotes e o pneuzinhos desagradáveis, fazendo com que surja também a celulite. Como se não bastasse, as mulheres ainda têm uma tendência natural a retenção de líquidos e prisão de ventre, o que pode dilatar a barriga.

O ideal de beleza que povoa a mente do inconsciente coletiva determina que o homem seja levemente musculoso e, claro, sem barriga. Com as mulheres, a cobrança também é forte, pode ser vista na TV e nas capas de revistas: cintura fina, quadril com bumbum proeminente, seios fartos. E em busca desta forma física perfeita, muitas pessoas esbarram na realidade da barriga saliente (e insistente) que não se rende aos exercícios e a dieta balanceada.

Pensar em eliminar a barriga apenas para melhorar a aparência é fechar os olhos para a realidade. O acúmulo de gordura na região abdominal é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas e aumenta em 3,5 vezes as chances de infarto do miocárdio. Os médicos do Colégio Americano de Cardiologia defendem que além de medir o Índice de Massa Corporal (IMC), seja medida também a circunferência da barriga das pessoas. Homens com mais de 100 centímetros de abdômen e mulheres com mais de 88 centímetros têm mais chances de sofrer um infarto.

Infelizmente, milagres não existem. É preciso aliar uma alimentação equilibrada aos exercícios aeróbicos – como caminhada ou corrida -, e anaeróbicos – os famosos abdominais e a musculação -, à uma preocupação em alinhar a postura, o que serve principalmente para quem passa muito tempo sentado.
Abuse dos alimentos ricos em fibra e água, que ajudam a regular o trânsito instestinal, evitando o estufamento da região. Evite bebidas gaseificadas que dilatam o estômago e dificultam a digestão e, à noite, fuja dos alimentos que fermentam como pão e feijão. As frutas, legumes e verduras, principalmente as verde-escuras, são grandes aliados da barriga lisinha e estão liberados.

(Isabelle Lindote - Portal Bem leve)

abraços

xeee

3 Comments:

Blogger Mary said...

Oi xeeee
quando vi seu comentário fiquei feliz da vida e vim correndo retribuir.

Adorei o que você postou aqui viu? Pena que muita gente hoje em dia não se preocupa com a saude e nem com a forma fisica.
To precisando perder uns 4 quilinhos,não que eu esteje gorda mais para a altura de 1.60cm o peso ideal é de 49 a 50kg e estou 54.
Brigada pela visita ta anjo.
beijos molhados pra vc também

3:15 PM  
Blogger SuEli said...

Bom Dia, Xee
Triste quem pensa assim:
Infelizmente milagres não existem...
A minha vida é um grande milagre, graças a Deus.
Eu já diria que tudo é um milagre.
Graças a Deus que as diferenças existem, se não o mundo ficaria muito sem graça.
Sou, realmente, uma Bem Aventurada.
Um ótimo dia pra todos, pros que acreditam e pros que não acreditam e ainda tem aqueles que ficam encima do muro.
Que Deus Abençoe a todos.
Beijos,

11:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

bla... minha barriga está enorme... vou ver se começo a comer mais verduras verdes!
Beijos

3:00 PM  

Post a Comment

<< Home