Saturday, February 25, 2006

A busca do sábio

Abraão soube que perto do mosteiro de Sceta havia um sábio.
Foi procura-lo e perguntou:
- Se hoje você encontrasse uma bela mulher em sua cama, conseguiria pensar que não era uma mulher? -
Não, - respondeu o eremita, - mas conseguiria me controlar.
O abade continuou: -
-E se descobrisse moedas de ouro no deserto, conseguiria ver este ouro como se fossem pedras?
- Não. Mas conseguiria me controlar para deixa-lo onde estava.
Insistiu Abraão:
- E se você fosse procurado por dois irmãos, um que o odeia, e outro que o ama, conseguiria achar que os dois são iguais?
Disse o ermitão:
- Mesmo sofrendo, eu trataria o que me ama da mesma maneira que o que me odeia.
Naquela noite, ao voltar para o mosteiro de Sceta, Abraão comentou com seus noviços:
- Vou lhes explicar o que é um sábio.
É aquele que, ao invés de matar suas paixões, consegue controla-las.

(texto de Paulo Coelho)

abraços

xee

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bom dia....

Hummm.....coisa linda isso....
Saudade...
Bjs.....

7:01 AM  
Blogger Mary said...

Ummm gostei do texto a busca do sãbio. Abraão é parte importante da historia dos seculos passados e era muito sábio
beijão pra vc xeee e to te esperando pra uma visitinha em meu blog

5:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

xee querido,
belíssima mensagem...
lindo dia
beijossssssss

7:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Linda mensagem!!!!!!
Quem tem muito amor no coração chega a um tal estágio de desprendimento como o relatado nesse texto.
Bjos...muitas alegrias.

5:12 AM  

Post a Comment

<< Home